Com o objetivo de implementar ações voltadas à manutenção da identidade da cultura tradicional caiçara, o Instituto Bacuri estabeleceu, em 2013, parceria com a comunidade do Sertão de Ubatumirim (Ubatuba - SP) para a construção do Centro de Tradições Caiçaras (CTC - Casa da Tia Joana) e implementação do Ervário Caiçara. Além do apoio à realização da Festa da Mandioca, evento cultural tradicional da comunidade, desde 2014 o Instituto Bacuri financia a realização de uma programação especial para crianças durante o evento.

O Ervário Caiçara conta, atualmente, com cerca de 50 espécies de ervas e plantas utilizadas pela comunidade para fins medicinais, alimentícios e ornamentais. Além disso, promove encontros de conhecedores de Ervas do litoral de Ubatuba, bem como fomenta a realização de debates e investigações sobre Ervas Medicinais na Tradição Caiçara.

 

O CTC - Casa da Tia Joana é parceiro do Instituto Bacuri no Projeto Liga Norte, oferecendo suas instalações para a realização das Oficinas de Esporte e Cidadania para cerca de 35 crianças e adolescentes do Sertão de Ubatumirim.

Por meio de ações internas, locais e legítimas, almeja-se fazer do Centro de Tradições Caiçaras um espaço de resistência, transmissão e perpetuação da cultura caiçara do Sertão de Ubatumirim e de Ubatuba.

 




 

 

Show More

conheça também nossos outros projetos:

1/3

Ervário Caiçara 

(Ubatuba - SP)