Parcerias em projetos

O Instituto Bacuri atua em diversas localidades do território nacional por meio de parcerias com associações do terceiro setor, a fim de viabilizar ações e projetos com grande potencial transformador. Essas parcerias contemplam aportes financeiros anuais e outras formas de colaboração, como o apoio ao desenvolvimento institucional das organizações parceiras e o intercâmbio de conhecimentos técnicos.

Iniciativa premiada e reconhecida internacionalmente, desenvolvida pelo Instituto Sociambiental (ISA) junto a grupos indígenas e entidades não-governamentais da região. Contempla a coleta, beneficiamento, armazenamento e comercialização das sementes nativas, visando o refloerestamento da região do Xingu Araguaia, no Mato Grosso.
O Instituto Bacuri apoia essa iiciativa desde 2010, colaborando na criação e desenvolvimento institucional da Associação Rede de Sementes do Xingu.

www.sementesdoxingu.org.br

Em parceria com o ISA, o projeto favorece a preservação das tradições culturais e das práticas milenares dos povos Baniwa na região da bacia do Rio Negro. A comercialização das pimentas geram recursos financeiros que contribuem para o auto-sustento da população indígena e para a preservação ambiental da região - agindo no combate ao garimpo ilega na floresta amazônica.

www.artebaniwa.org.br

O Instituto Bacuri é o principal financiador do projeto Hwĩn Mbê (Óleo de Pequi), organizado pelo ISA  junto à Associação Indígena do povo Kĩsêdjê (AIK), no Parque Indígena do Xingu (norte do Mato Grosso). O projeto envolveu a montagemde uma pequena planta industrial e a organização dos procesoss de colheita do pequi, extração a frio e envase do óleo, como também a prospecção de mercado e estruturação da logística de venda. Iniciado em 2012, o processo é aprimorado ano-a-ano com o povo Kĩsêdjê, promovendo o envolvimento dos jovens e a sustentabilidade da ação no longo prazo. 
YouTube: Hwĩn Mbê, Kĩsêdjê

O Instituto Bacuri apoia financeiramente e contribui para o desenvolvimento institucional do Movimento Arredondar, que promove a cultura de doar por meio da inovação tecnológica e implementação de novas formas de cooperação coletiva. O movimento arrecada valores arredondados em vendas de varejistas (micro-doações) direcionando os recursos captados para organizações sociais que trabalham pelos 8 Objetivos do Milênio, da ONU. 

www.arredondar.org.br

Desde 2010, apoiamos financeiramente a Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo, que atua em cerca de 1500 municípios brasileiros. O objetivo central da TdB é garantir o acesso à odontologia aos cidadãos da base da pirâmide social - inclusão social através da saúde bucal. 

Além disso, destaca-se nos últimos anos o programa Apolônias do Bem, voltado à recuperação da dentição e saúde bucal de mulheres de baixa renda vítimas de violência doméstica. 

www.turmadobem.org.br

Essa instituição social sem fins lucrativos objetiva auxiliar na reabilitação dos portadores de distúrbios de comunicação e promover sua integração na sociedade por meio de arte dramática. O Instituto Bacuri apoia financeiramente a Ser em Cena desde 2010, auxiliando na realização dos espetáculos teatrais anuais, bem como na manutenção da sede e no desenvolvimento institucionalda associação.

www.seremcena.org.br

O Instituto Bacuri contribui financeiramente para a manutenção da Escola Comunitária Jardim do Cajueiro em Barra Grande, sul da Bahia. Fundamentado na pedagogia Waldorf, o Jardim do Cajueiro atende cerca de 110 crianças, sendo 75% das vagas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O Instituto Bacuri apoia também as ações de preservação e educação ambiental desenvolvidas na região pela Associação Aquerê
.

www.jardimdocajueiro.com.br

Instituto fundado em 2009, o IHV dedica-se à concepção, implementação ou parcerias em ações eminentemente educacionais: educação em direitos humanos em escolas e empresas, prêmios de jornalismo, palestras, cursos, livros, peças de teatro, entre outros. Desde 2013, o Instituto Bacuri faz apostes financeiros anuais, visando colaborar com o desenvolvimento institucional e com a realização das atividades do IHV.

www.vladimirherzog.org/