Programa Arte de Educar

O maravilhoso Circo Lambreta é uma peça teatral interativa que impactou mais de 1200 crianças e cerca de 100 professores das escolas públicas da zona sul de São Paulo e da pré-escola da USP.
O espetáculo envolve as crianças em atividades acrobáticas mescladas com brincadeiras e histórias.

723
685
662
645
447
659
542
218
234
279
250
255
517
424
200
165
138
160
120
105
56
96
48
112
65

As apresentações, inteiramente gratuitas, traduzem uma nova proposta de dramaturgia infantil, desenvolvida por especialistas em educação infantil e arte-educação: aposta na total interatividade com a plateia infantil, mergulhando todos no maravilhoso mundo imaginário.

 

As crianças, com idade entre 5 e 7 anos, são recebidas pelos artistas na lona colorida do Circo Lambreta e convidadas a participar do ensaio geral da trupe. Envolvidas no enredo repleto de surpresas, os pequenos interagem com os personagens, aventuras e brincadeiras. Uma equipe de nove atores e educadores circenses conduzem as ações com as crianças por espaços cênicos repletos de aparelhos de circo e ginástica acrobática.

O Instituto Bacuri acredita que encantar as crianças  por meio de um espetáculo interativo seja uma poderosa ferramenta para despertá-las ao amor pelas artes, em especial pelo teatro e circo.

Finalizada a primeira temporada (2017), a equipe agora se prepara para voltar em cartaz em março de 2018. 

Educação para as crianças e formação continuada de professores
Como parte do Projeto Brincando com Histórias, a peça Circo Lambreta realiza um importante trabalho de formação continuada dos professores das escolas públicas participantes. Ao vivenciarem a linguagem interativa, os professores se inspiram a utilizar histórias e brincadeiras de "faz de conta" na elaboração de suas atividades do cotidiano escolar, e valorizam o papel da arte e da imaginação infantil no processo educativo e na formação de seus alunos.

Ficha técnica 

Patrocínio: Ministério da Cultura e BTG Pactual

Local das apresentações: Arena de Artes

Concepção e Direção: Fernanda Gonsales

Produção: Francisco Igliori Gonsales

Cenário e Figurino: Cássio Brasil

Iluminação: Aline Santini

Elenco: Alvaro Franco, Carlos Escher, Carlota Joaquina, Eric Ito, Marília Mattos, Thales Cristovão, Tomás Decina, Renato e Mariana.